fbpx

Curso capacita para máxima segurança e qualidade em geração de energia solar

Curso capacita para máxima segurança e qualidade em geração de energia solar

Treinamento oferecido pela Rede Brasil Solar reuniu profissionais atuantes e interessados em ingressar no mercado que cresce no Brasil

À primeira vista, gerar energia a partir do sol pode parecer tão simples quanto ter placas fotovoltaicas no teto de casa. No entanto, um sistema capaz de produzir eletricidade com máximo potencial e segurança depende da qualidade do material e da instalação. E isso passa, claro, pelo profissional do setor. Por conta disso, no sábado (12), a Rede Brasil Solar promoveu em Pelotas treinamento que reuniu técnicos da região sul do RS que já atuam no ramo ou se preparam para entrar neste mercado que cresce exponencialmente.

Somente em 2019, mais de oito mil novas usinas fotovoltaicas – residenciais, empresariais ou rurais – foram instaladas no Estado. O que supera o dobro de todas aquelas estabelecidas entre 2013 e 2018. Um sinal claro de que, além de gerar economia para quem investe nesta energia, é também oportunidade de bom negócio para instaladores.

Em parceria com o Sebrae, a capacitação promovida pela Rede Brasil Solar contou com aulas teóricas e práticas do engenheiro eletricista Adriano Marchesan. Professor do curso técnico de Sistemas de Energia Renovável do Instituto Federal Farroupilha (IF-Farroupilha), ele mostrou detalhes fundamentais que devem ser levados em conta para assegurar os melhores níveis de geração de energia, durabilidade e confiabilidade do sistema.

“Há uma procura cada vez maior pela energia solar. O curso, além de uma parte introdutória para novos instaladores, tem foco principalmente no que chamamos de teste de conformidade”, explica Marchesan. Durante as oito horas de atividades, os alunos entenderam as diferenças determinantes que pequenos detalhes como materiais fora das normas ou desatenção na hora da montagem e checagem dos sistemas podem fazer no resultado final.

De olho no presente e futuro

Eletricista de redes com 14 anos de experiência em uma concessionária de energia do RS, Fabiano Oliveira, 42, está atento às oportunidades que se abrem no mercado fotovoltaico. “A demanda tem crescido muito. É cada vez mais comum ver casas e empresas com painéis solares. O interesse pela economia é claro. Por isso estou me preparando para entrar nesse mercado”, explica.

Opinião semelhante à de Nolberto da Rosa, 54. Técnico eletromecânico em uma usina termelétrica, pretende largar na frente e fazer parte da expansão do setor. “Quero me manter atualizado e ativo trabalhando com isso. O custo vem reduzindo para os clientes ao mesmo tempo em que bons profissionais, com conhecimento, vão ser muito requisitados”, projeta.

Vice-presidente da Rede Brasil Solar e um dos instrutores do curso, Igor Cunha lembra que não é apenas no RS que o interesse é crescente. Conforme projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em 2019 esta matriz deve ser ampliada em 44%. Até 2040, o governo brasileiro estima que o setor movimente US$ 100 bilhões.

“Temos essa parceria com o Sebrae, que nos dá a oportunidade de unir a estrutura deles com o nosso conhecimento e transmitir isso para capacitar mais pessoas. Nossa ideia é em breve promover novos treinamentos”, afirma.

A Rede Brasil Solar

Com unidades em dez cidades de diferentes regiões do RS, a Rede Brasil Solar é referência em sua atividade e atende mais de 90 municípios gaúchos e catarinenses elaborando projetos e instalando sistemas de geração de energia fotovoltaica.

Para saber mais sobre a rede, tirar dúvidas sobre projetos, consultar orçamentos ou se informar sobre novos cursos e treinamentos, acesse o site www.redebrasilsolar.com.br  ou envie e-mail para [email protected] .

Solicite uma proposta

Instale seu sistema de energia solar e fuja dos aumentos da conta de luz.
Compartilhe este post ...
Fechar Menu

Solicite uma proposta

Instale seu sistema de energia solar e fuja dos aumentos da conta de luz.