fbpx

Catarinenses procuram energia solar como alternativa para tentar diminuir valor da conta da luz

Catarinenses procuram energia solar como alternativa para tentar diminuir valor da conta da luz
Placas estão presentes em 3 mil casas e empresas do estado. Crescimento é de mil unidades por ano.

A energia solar está se tornando uma alternativa para os catarinenses na tentativa de diminuir a conta da luz, inclusive a residencial. Atualmente, 3 mil casas e empresas do estado têm as placas que fazem a transformação para a energia elétrica. O número representa 1% das 3 milhões de unidades consumidoras, mas o setor vem crescendo em mil unidades por ano.

Preparação

As placas para captar a energia solar, chamadas de painéis fotovoltaicos, transformam a luz do sol em eletricidade. As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) estão cientes do crescimento desse mercado no estado.
“A tendência é de dobrar a cada ano, triplicar nos próximos anos, enfim, de ter um crescimento exponencial a ponto de atingirmos um número muito maior do que temos agora e estamos nos preparando para isso”, afirmou o chefe de divisão da Celesc, Thiago Jeremias.
A preparação da Celesc envolve um sistema complexo, em que quem tem o painel de fato tem uma usina em casa. Por exemplo, em uma residência onde só more um casal, o consumo de energia não é tão alto assim.
De dia, se o sol estiver forte, as placas produzem mais energia do que o casal consome. Aquilo que sobra entra na rede da Celesc, abastece outros consumidores e vira um crédito.

Outros imóveis

Além de casas, outros tipos de imóveis também aderem às placas. É o caso do campus de Biguaçu, na Grande Florianópolis, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Ao custo de mais de R$ 2 milhões, a instituição instalou quase 600 placas.
“Este investimento nós mensuramos em tê-lo de volta para os nossos cofres em três anos e dois meses, três anos e três meses. A vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos”, afirmou o gerente administrativo da Univali, Pedro Joaquim Cardoso Júnior.
Além da economia na conta de luz, a energia solar também é uma energia limpa, melhor para o meio ambiente.

Fonte: G1.com
Compartilhe este post ...
Fechar Menu

Solicite uma proposta

Instale seu sistema de energia solar e fuja dos aumentos da conta de luz.